Os novos pontos de ônibus, que começaram a ser instalados em fevereiro, anda gerando muita reclamação por parte dos usuários. A cobertura com vidro foi o principal motivo da insatisfação nos primeiros meses de uso dos novos pontos de ônibus.
As críticas, principalmente sobre o aspecto da proteção do vidro, são confirmadas, e rebatida, por Violeta Noya, presidente da Otima, concessionária responsável pela substituição do mobiliário urbano na cidade e manutenção das peças. “No começo tínhamos pessoas ligando elogiando muito o uso de esculturas, a beleza, e tivemos algumas críticas pontuais ao vidro. Algumas pessoas não entenderam o vidro, mas a crítica vem do desconhecimento. As principais cidades do mundo estão trocando as coberturas por vidro, mas como começamos a instalar em fevereiro, que é um mês de muito calor, as pessoas associavam o vidro ao calor. O que nós fizemos foi aumentar a serigrafia. Alguns dos abrigos passaram a ter também uma sensação de sombra”, afirma.
A primeira onda de reclamações surgiu depois de testes “exaustivos”, segundo Violeta, mas a presidente garante que o vidro tem proteção contra raios solares e reduz a sensação térmica exterior em até 5ºC.
Violeta afirma que o vidro de cobertura tem espessura de 12 milímetros, película escurecedora e vedação adicional que promete proteger da chuva. Em caso de impacto, o vidro tem ainda uma película que não deixa o vidro estilhaçar.
As principais preocupações dos usuários, ainda no período do projeto dos novos abrigos, segundo a Otima, diziam respeito à cobertura e às informações sobre itinerários, que deverão estar disponíveis nos painéis. Até esta quinta-feira (9), 208 novos abrigos já tinham sido instalados. As informações sobre itinerários ainda não são disponibilizadas nos novos abrigos.
Por Caio Lobo com informações do Globo.com