EMTU VLT

Alckmin da início as obras do VLT de Santos nesta quarta-feira (29)

SONY DSCAs obras do VLT de Santos devem começar nesta quarta-feira (29), de acordo com o próprio Governador Geraldo Alckmin, que estará na cidade para o início dos trabalhos. A primeira parte do VLT sairá da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, à Avenida Conselheiro Nébias em Santos. Já o segundo trecho, vai da Conselheiro Nébias ao Valongo.

O consórcio que fará as obras da primeira etapa do Veiculo Leve Sobre Trilhos será o Expresso VLT Baixada Santista, formado pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda.

O consórcio que venceu a licitação apresentou o menor preço entre os cinco participantes da concorrência pública: R$ 313,5 milhões. Foi o determinante para ter o direito a executar a fase que vai de Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, ao todo 9,5 quilômetros de extensão.

Os veículos

Cada trem tem sete carros com 2,65 metros de largura, 44 metros de comprimento e capacidade para levar 400 passageiros. Os veículos também são equipados com ar-condicionado.

Segundo estimativas da EMTU, o VLT deverá transportar cerca de 70 mil usuários por dia. Considerando o sistema integrado entre ônibus e veículos leves, o número chega a 220 mil passageiros por dia.

A obra nem esta pronta, e já fala-se em expansão, como até a cidade de Praia Grande. Segundo o governo, quando finalizada, a linha terá 17 km de extensão. O trecho poderá ser percorrido em 30 minutos, o que representa redução de 33% no tempo de viagem feito por automóvel. (Imagem de Marcio Rafael Martines)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus