Motoristas que invadirem corredores exclusivos e faixas dos ônibus poderão ser multados também por agentes da SPTrans. A informação foi publicada no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (1º) e já esta valendo.
Em um primeiro momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, os funcionários da SPTrans irão apenas orientar os motoristas infratores. Não se sabe a data em que eles passarão a aplicar as multas. Antes, apenas agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e policiais militares do Comando de Policiamento do Trânsito (CPTran) podia penalizar os infratores.
Os funcionários da SPTrans poderão multar baseados no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que considera infração leve (R$ 53,20), com perda de três pontos na carteira, trafegar pela faixa dos coletivos quando ela está à direita na pista. Agora nos corredores que ficam à esquerda das vias, a multa é mais pesada sendo grave e o valor sobe para R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.
Por Renato Lobo