Nesta terça-feira (9) foi apresentado pela prefeitura de São Paulo em audiência pública, o plano de corredores e novos terminais que São Paulo terá. Muita coisa já noticiamos aqui no Via Trolebus.
Tratam-se de corredores exclusivos para ônibus em vias que vão dar o que falar para aqueles que só enxergam o carro como deslocamento: Na Zona Sul, além das avenidas dos Bandeirantes e 23 de Maio, outros 62 km de corredores serão construídos nas avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini, Sabará, Miguel Yunes, Carlos Caldeira, Cocaia, Belmira Marin, M’Boi Mirim e Vila Natal.
Já na Zona Leste, Celso Garcia e Radial Leste, acontecerão obras nas perimetrais Itaim Paulista- São Mateus e Bandeirantes-Salim Farah Maluf, o que totaliza 85 km de vias exclusivas para o transporte coletivos.
Todos estes terão bilhetagem externa, ou seja, o passageiro paga antes de entrar nos coletivos, ainda nas plataformas de embarque, dando agilidade ao veículo.
Serão 147 km de corredores de ônibus e 12 terminais, principalmente nas zonas Sul e Leste, as mais carentes de mobilidade.
Na maior parte dos casos, os coletivos vão trafegar pela faixa da esquerda das avenidas, e em outras totalmente segregados dos demais veículos. Haverá ponto de ultrapassagem em alguns trechos, dependendo do movimento da parada. A boa noticia para o ciclista é que o projeto inclui a construção de ciclovias ao longo de todos os novos corredores.
Menos semáforos
A prefeitura quer menos interferências possíveis aos ônibus. Estão previstas a construção de túneis e pontes nos novos corredores.
A meta é que as obras comecem em 2014 e custem R$ 7 bilhões, mas não há prazos.
Novos terminais
O projeto apresentado pela prefeitura inclui ainda a construção de seis terminais de ônibus nas zonas Leste (São Mateus (outro?), Itaim Paulista, Tiquatira, Vila Maria, Concórdia), Sul (Aeroporto, Jardim Miriam, Baronesa, Varginha, Jardim Eliana, Pedreira) e Norte (Anhanguera). Todos eles terão bicicletários.
Por Renato Lobo