Se depender do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, o rodízio municipal de veículos será estendido das 6h às 22h. Ricardo defende ainda o fim da multa para motoristas que desrespeitam o rodízio.
A afirmação do secretário foi feita durante audiência pública para discutir projeto do vereador Mário Covas Neto (PSDB), que prevê a multa só para os reincidentes. De acordo com o jornal “Folha de São Paulo”, a proposta já foi aprovada pela Câmara Municipal no último dia 3 de abril, mas ainda precisa passar por uma nova discussão e ser sancionada para começar a valer.
Segundo o projeto, os condutores que não forem infratores reincidentes em menos de um ano receberão apenas uma advertência, ao invés da multa. Atualmente, o rodízio prevê multa para quem desrespeita o dia em que é proibido rodar e é válido em dois horários: das 7h às 10h e das 17h às 20. Lembrando que o rodizio vale para o centro expandido.
Teixeira argumentou que a opinião dele não é a mesma do prefeito, entretanto Fernando Haddad (PT) tem pensado em mudanças nas regras do rodízio, válido desde 1997. Já o vereador Arselino Tatto (PT), líder do governo, disse ser contra e que não há compromisso do prefeito para levar o projeto para votação em segunda discussão nem de sancionar a lei.
Por Renato Lobo, com as informações de “Folha de São Paulo”