O primeiro trólebus, de um lote de 60 unidades na qual a empresa Eletra (que divulgou a notícia) esta montando os sistemas de trações à serem entregues até setembro, já esta em testes na capital paulista. A empresa não informou exatamente quais testes são estes, mas segundo informações de funcionários da empresa operadora, tratam-se de experimentos com sistema de baterias que permitem tráfego de até sete quilômetros independentemente de os ônibus estarem ligados à rede aérea.
Com a continuidade do ônibus elétrico em operação em São Paulo, os veículos vão precisar desta tecnologia, uma vez que estão previstos para construção de corredores de ônibus, intervenções em algumas linhas consideradas de grande porte do sistema trólebus, o caso da 2290 (Term. São Mateus – Term. Pq Dom Pedro II) que trafega por quase toda avenida Celso Garcia, prevista para ter obras. No entanto não existe informação oficial sobre o uso do trólebus neste contexto, mas já vale a tecnologia para as frequentes paralisações.
Além destes veículos, a cidade também vai contar com mais dez trólebus de 12,5 metros de comprimento com capacidade para 96 passageiros, de acordo com a Eletra, sobre o inédito chassi Volkswagen MAN para esta aplicação.
Abaixo vídeo com testes de marcha autônoma no primeiro lote de 50 unidades:
Por Renato Lobo | Imagem e vídeo de Samuel Tuzi