Atualizado em 10/07/2014
É realmente triste como alguns órgãos de imprensa tem tratado o assunto “usuário na via“, quando por algum motivo algum passageiro cai nos trilhos do Metrô. Em abril de 2013, uma pessoa caiu na estação Palmeiras-Barra Funda, paralisando a Linha 3 – Vermelha por cerca de uma hora, levando o usuário a morte, como bem frisou alguns jornais e alguns blogs sem ética que adoram pegar rabeira neste tipo de informação, pensando apenas na audiência.
Na mesma época, outra notícia deste tipo, só que desta vez na estação Conceição, da Linha 1 – Azul. Junto com as manchetes sensacionalistas, comentários nas redes sociais questionando o por que um cidadão resolve praticar este tipo de ato no horário de pico, sem ao menos saber se foi queda, se a pessoa se jogou, em que estado ela estava, quais problemas ela enfrentava, e como ficará a família do cidadão, caso ele venha a óbito.
Sobres os parentes, como seria a reação se um deles visse a cena do familiar no momento fatídico, compartilhada no facebook?
De acordo com especialistas, a notícia pode influenciar pessoas vulneráveis e alguns cuidados devem ser tomados. “Pode influenciar sim, não há certeza do grau de influência, mas o assunto é sério o suficiente para que não se experimente. Há também a preocupação de poupar os sobreviventes que podem estar em grande sofrimento e podem ter uma exposição pública que pode aumentar ainda mais a sua dor”, afirma a Dra. Maria Júlia Kovács, autora do livro “Morte e desenvolvimento humano”, professora e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP.
Um exemplo é o que aconteceu em Viena na década de 80, quando o metrô da cidade registrou 22 casos de suicídio em 18 meses, após uma cobertura sensacionalista de um incidente em 1986. Com o aumento das mortes, a imprensa e Associação Austríaca para a Prevenção do Suicídio desenvolveram um manual sobre como os profissionais deveriam abordar o assunto. Com a nova orientação, a taxa de suicídio no metrô austríaco caiu 75% em cinco anos.
Pense bem antes de compartilhar vídeos e imagens com estes conteúdos nas redes sociais…