A Mobilidade Urbana é uma das bandeiras principais do governo Haddad na prefeitura de São Paulo. A prova disto é a nova noticia em que a administração municipal quer construir um Centro Integrado de Mobilidade Urbana que será capaz de reduzir congestionamentos em até 20%. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (23) em audiência pública realizada pela Secretaria Municipal de Transportes.
Hoje, a capital paulista possui 105 cruzamentos inteligentes, que é possível programar à distância o tempo do verde e do vermelho de acordo com o fluxo de veículos, e a meta é até 2015 modernizar 3000 em toda o município.
Esta nova central deve unificar os trabalhos da CET e da SPTrans, para que ambas as empresa compartilhem comunicação para melhor fluidez. A proposta prevê ainda que o número de câmeras de monitoramento de trânsito na cidade seja ampliado de 360 para mil.
No futuro, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), controlados pelo governo do Estado, deverão ser interligados à Cimu da Prefeitura, tornando mais eficiente o acionamento de ônibus da SPTrans durante as falhas em linhas metro ou ferroviárias.
Informações aos usuários
Os planos da prefeitura prevêem ainda a disponibilização de informações desta nova central para os cidadãos por meio de aplicativos em tablets e smartphones. O Centro Integrado de Mobilidade Urbana será instalado no prédio da CET, na Rua Bela Cintra, na região central de São Paulo.
Tudo isso deve custar R$ 300 milhões e o edital desta licitação será publicado no mês que vem, com assinatura do contrato prevista para agosto. As obras começarão em setembro e os três mil cruzamentos inteligentes na cidade deverão estar funcionando até setembro de 2015.
Por Renato Lobo