O Metrô de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (12) em seu site oficial, uma palestra direcionada aos funcionários da companhia sobre a atuação nas redes sociais. O evento contou com a presença do presidente do Metrô, Peter Walker que conduziu a abertura do evento, além dos colaboradores, atuantes e ativistas de transportes nas rede sociais, e alguns blogueiros, como este que vos escreve.
Foi abordada a relevância dos acessos as mídias sociais com o impacto na operação do sistema. A empresa mostrou cases de sucesso sobre atuação do Metrô em reclamações de usuários, e em muitos casos a conversão da reclamação para elogio.
O Metrô esta presente no Twitter desde 2009 funcionando como uma espécie de SAC 2.0. A empresa na maioria dos casos responde a reclamação em até 12 horas, mas nos horários comerciais a dúvida pode ser sanada em alguns minutos.
Já no Facebook, a estatal esta desde 2011, e além de deste atendimento, vincula mensagens com caráter informativo:
Nós já testamos esta atuação do Metrô nas redes, e realmente deu certo.
Quem dera se outras empresa de transportes tivessem esse cuidado com seu usuário.
Por Renato Lobo