Modal favorito dos paulistanos que se deslocam por meio do transporte coletivo, nosso Metrô, reconhecido mundialmente pela sua eficiência e eficacia chega aos 45 anos de idade.
O Metrô de São Paulo é a empresa responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação do sistema de transporte metropolitano na Região Metropolitana de São Paulo. Tendo a maior parte de seu controle acionário associada ao governo do estado, é subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Mas a operação começou de fato em 14 de setembro de 1974. Hoje possui uma extensão de 74,3 quilômetros distribuídas em cinco linhas, ligadas por 64 estações (58 operadas pelo Metrô e 6 pela ViaQuatro). Compõem o sistema as linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda), 4-Amarela (Luz-Butantã) e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).
Possui interligação com o sistema de trens urbanos, através de integração com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações Brás, Palmeiras-Barra Funda, Luz, Santo Amaro, Tamanduateí e Pinheiros, e em outros terminais de transporte intermodal na cidade de São Paulo.
Expansão
Quatro obras estão sendo tocadas para a ampliação do sistema. A primeira delas é o prolongamento da Linha 5-Lilás, que caminha em direção à Estação Chácara Klabin e fará a interligação entre as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro. Essa ampliação de 19,9 km de extensão e 17 estações.
Também estão sendo construídas, em forma de monotrilho, a Linha 15-Prata, entre os bairros de Vila Prudente e Tiradentes, que ao final da obra terá 18 estações, 25,8 km de vias elevadas, e a primeira fase do monotrilho da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e fará a ligação estratégica entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
A fase 2 da Linha 4-Amarela também esta sendo tocada, que beneficiará cerca de 1 milhão de usuários todos os dias, com a entrega das futuras estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
Projeções apontam que até o final de 2014 sejam inauguradas mais 24 estações, ampliando os atuais 74,3 quilômetros de malha para mais de 100 quilômetros.
Por Renato Lobo