Passageiros da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo que passam pela estação Faria Lima, a partir de agora terão a disposição uma ferramenta inédita de localização de rotas e endereços. Trata-se de um equipamento que- possibilita ao usuário obter orientação sobre deslocamentos dentro do sistema metroferroviário na região metropolitana de São Paulo.
Até o final do ano, todas as estações da Linha 4-Amarela devem receber os equipamentos.
De acordo com a ViaQuatro, empresa que administra a linha, o objetivo é colocar à disposição do cliente tecnologia que o ajude a decidir seu roteiro de viagem ao longo do sistema metroferroviário e também fora dele. “A grande novidade é a interatividade. A nova ferramenta é revolucionária, pois é a única capaz de particularizar a dúvida do usuário, com orientação precisa para seus deslocamentos”, explica Donato Ponzio, responsável pela área comercial da concessionária.
Através de grandes monitores instalados em totem digital com telas touchscreen, o passageiro escolhe a estação de destino e o sistema traça a rota mais curta, informando o número de transferências na rede sobre trilhos e o tempo previsto de percurso.
Está também a disposição a localização de endereços da RMSP. O usuário digita o destino e o mecanismo mostra o endereço escolhido, com todas as sugestões de trajeto.
O chamado ODIN (O sistema ODIN – Olhar Digital Informações) é resultado de um projeto que levou quase três anos para ser concluído. Toda a tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, bem como todos os componentes que formam os totens foram adaptados para o uso do público da Linha 4-Amarela.
Por Renato Lobo