O Governo Federal quer uma empresa apenas para gerenciar dois trecho do ferroanel, o norte e sul. Quem diz isto é o diretor da EPL (Empresa de Pesquisa e Logística), Hederverton Santos:
“Até agora, o plano era licitar os trechos separadamente, mas o governo federal quer ter apenas um único gestor para toda a infraestrutura”, afirmou ao jornal “Folha de São Paulo.
Com pelo menos dez anos de atraso a obra é vital para resolver dois gargalos: tirar os trens de carga da linha que serve ao transporte de passageiros na capital e ampliar a performance da ferrovia no transporte de carga para o porto de Santos, o maior do país.
Atualmente, a MRS Logística -uma das operadoras ferroviárias de carga no país- fica a mercê da CPTM, já que esta última tem prioridade nos transportes de usuários em horários de pico, restando apenas algumas horas na madrugada para movimentar os trens de carga.
Licitação até dezembro
O Governo quer licitar a obra até dezembro. Mas, para tanto terá de acelerar a elaboração dos projetos básicos. Para isso, fechou acordo com o Estado de São Paulo. No caso do trecho sul do anel ferroviário, a EPL pediu à Dersa o projeto executivo feito para o do Rodoanel, que já foi construído. A ideia é ter uma linha férrea seguindo ao lado da rodovia.
Já no eixo Norte, o governo federal quer aproveitar o início da obra do Rodoanel Norte para antecipar parte da ferrovia. O plano, negociado com São Paulo, é pedir aos consórcios que já iniciaram a obra do Rodoanel que alarguem a faixa de terraplenagem, já considerando as duas infraestruturas.
Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza