Sergio Avelleda deve assumir o comando do planejamento de expansão do Metrô do Rio de Janeiro, de acordo com informações extra-oficiais obtidas pelo Via Trolebus.
Avelleda ficou conhecido no noticiário de transportes em 2007 quando assumiu a presidência da CPTM, permanecendo até 2010. Neste período foi corresponsável pela maior compra de trens novos na historia da companhia, e por melhorias de estações e redução de intervalos nos 6 ramais. Depois disso, Avelleda assume à frente do Metrô de São Paulo em janeiro de 2011, permanecendo até abril de 2012. Na companhia, Avelleda deu prosseguimento ao plano de expansão, que resultou em 4 obras ao mesmo tempo do sistema, que acontecem agora. Avelleda também implantou em ambas as empresas o SMS denúncia, importante ferramenta no combate ao crime no sistema metroferroviário.
Em novembro de 2011, Avelleda ficou afastado do cargo durante 11 dias graças a uma liminar concedida ao Ministério Público de São Paulo, que o acusou de participar de fraudes na licitação das obras da linha 5-lilás. Entretanto, o processo de licitação ocorrera quando Avelleda estava presidindo a CPTM. Posteriormente o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a liminar.
Por Renato Lobo