Após o anúncio da liberação ambiental prévia para a expansão da linha 2-verde, o Metrô informou que o custo da obra será de R$ 8,8 bilhões. Este valor é 14,3% do que o previsto inicialmente quando o Governador Geraldo Alckmin lançou o edital.
O valor na época (outubro de 2012) era de R$ 7,7 bilhões com recursos totalmente aplicados pelo Governo do Estado. O valor inclui trens, sistema elétrico e obras.
Outra mudança é quanto a quantidade de usuários que utilizarão a linha. No lançamento do edital do prolongamento, a previsão era que esse número saltaria para 1,1 milhão. Agora o Metrô já prevê que 1,7 milhão de passageiros sejam transportados diariamente.
De acordo com o Metrô, o processo de pré-qualificação das empresas ainda está em andamento e não há valor fechado da obra, visto que ainda não há o projeto básico. Os custos estimados para a licitação só serão estabelecidos após a conclusão dos projetos básicos. O valor de R$ 8,8 bilhões é apenas uma projeção, que é uma exigência legal, informa a companhia em nota.
O Metrô informou também que agora corre para conseguir a licença ambiental de instalação, que permite o início das obras.
As previsões são para início das obras no segundo semestre de 2013 e conclusão do primeiro trecho do projeto no final de 2018 e a linha completa no final de 2019. O Metrô afirma ainda que para o financiamento do projeto está contratando uma linha de R$ 1,5 bilhão, junto ao BNDES e que estuda outras formas de financiamento.
A expansão da linha 2-verde ligará a Vila Prudente às proximidades da Rodovia Presidente Dutra com um extensão de 13,5 km e 12 estações.
Por Caio Lobo