A CPTM está contratando empresa especializada para estudos visando analisar a possibilidade de atendimento aos moradores da região de Parelheiros, extremo sul da capital paulista. De acordo com a companhia, trata-se de uma análise das características operacionais, demanda, entre outros fatores envolvidos. O prazo de conclusão do estudo é de seis meses.
O tal contrato que apareceu há pouco tempo é algo sobre analisar os deslocamentos na região da extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha após sua implantação. Com este estudo saberão como o transporte local será adequado. Pode-se determinar por exemplo a necessidade de implantação de um veículo de porte intermediário para atender a ligação Varginha – Parelheiros através deste estudo. É no estudo que irão definir estas possibilidades.
O bairro é considerado um distrito rural. É o segundo maior distrito da cidade em extensão territorial, embora seja muito pouco povoado. Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais de mata atlântica – nele, se localiza a Área de Proteção Ambiental Capivari-monos. Em Parelheiros, também se localiza uma aldeia indígena guarani, a Krukutu. A região recepcionou a primeira imigração alemã no estado, no início do século XIX. Os seus poucos habitantes têm o poder aquisitivo mais baixo da cidade. Distancia-se de quinze a 25 quilômetros de Itanhaém e de São Vicente, no litoral e de cinquenta a sessenta quilômetros do Centro da cidade.
Ccolaborou: Gabriel Garcia