Duas adutoras devem dar dor de cabeça para que as obras na Estação Eucaliptos prossigam, na linha 5-lilás. Elas estão localizadas abaixo da Av. Ibirapuera e o medo que elas possam se romper com a continuação das escavações pois pode haver movimentações no solo.
O problema não é o túnel da linha, que vai passar por uma profundidade de 12 metros abaixo das adutoras. Mas sim a escavação da Estação Eucaliptos, que está sendo feita a poucos metros de distância das duas tubulações.
Caso seja detctado vazamentos, técnicos terão de fazer buracos de dois metros de largura, em pontos diferentes da avenida, para reforçar a ligação entre as tubulações. Com isso, haverá necessidade de interdição da Av. Ibirapuera, uma das principais ligações da Zona Sul com o Centro.
Segundo o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Walter Ferreira de Castro Filho, a existência das adutoras já era de conhecimento da companhia. O que está sendo definido, em conjunto com a Sabesp, é como elas serão monitoradas e quais serão as medidas adotadas em caso de vazamentos.
A escavação do poço deve estar pronta até agosto. E aí começa nova movimentação de risco: as ligações da estação. O projeto prevê uma passarela subterrânea de cerca de sete metros de largura para o outro lado da Avenida Ibirapuera, como é comum nas estações da rede, bem abaixo dos canos. Isso também pode fazer o solo mexer.
O diretor do Metrô, entretanto, diz acreditar que a obra pode ser concluída sem que as tubulações se mexam, o que não altera o cronograma de entrega da estação, prevista para 2015.
Por Caio Lobo com informações do Estado de São Paulo