O navio que trouxe o Tunnel Boring Machine (TBM), ‘Tatuzão’, da Alemanha para perfurar o túnel da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca) na Zona Sul, atracou no Porto do Rio na segunda-feira, 04 de março. Na terça-feira (5) foi concluído o desembarque do equipamento, que será levado em carretas especiais para um terreno na Leopoldina, no Centro.
Até outubro, a máquina começa a construir o túnel subterrâneo do metrô de Ipanema à Gávea sem passar por baixo de prédios e sem a necessidade de abrir buracos na superfície das ruas, minimizando o impacto das obras.
Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro (o equivalente a um prédio de quatro andares), o Tunnel Boring Machine foi transportado de navio em 12 contêineres e outras 71 peças soltas. Inédito no Rio de Janeiro, trata-se do maior TBM da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil.
A viagem do ‘Tatuzão’ começou, em janeiro, em Schawanau, município da região central da Alemanha. De lá, seguiu de caminhão até o Porto de Kehl, no Alto Reno, na França. Depois, foi colocado em uma balsa com destino ao Porto da Antuérpia, na Bélgica, onde embarcou no navio Thorco Copenhagem para o Brasil.
Por Caio Lobo