O Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, voltou a dizer que em 2014 sete linhas de Metrô estarão em obras ao mesmo tempo. Destes, quatro serão realizados por meio de parcerias público-privadas (PPPs). As obras foram apresentadas pelo secretário para um grupo de investidores franceses. Tratam-se de R$ 37 bilhões que incluem as futuras linhas 6- Laranja (Freguesia do Ó-São Joaquim) e 20-Rosa do Metrô (Moema-Lapa), a linha 18-Bronze em forma de Monotrilho (Alvarengas-Tamanduateí), além dos trens regionais:
“Até o final deste ano teremos a contratação de boa parte das obras da linha 18-Bronze, da extensão da linha 2-Verde, com 15 quilômetros, e da primeira fase da linha 6-Laranja, também com 15 quilômetros. Além disso, teremos a continuidade do processo das linhas 5-Lilás (Capão Redondo-Chacará Klabin), que deverá ficar pronta até 2015, da linha 17-Ouro (Congonhas-Morumbi), da linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia) e da linha 15-Prata (Vila Prudente-Cidade Tiradentes).” – disse Jurandir.
Sobre atrasos nas obras, o secretário rebateu as críticas: “Os atrasos foram decorrentes de uma série de fatores, como desapropriações, pendências judiciais, e até o acidente de 2007 na estação Pinheiros, nenhum deles relacionado ao modelo de contratação por PPP. Muito pelo contrário, a parceria acabou afetada por fatores externos a ela. Além disso, a parceria é fundamental para que consigamos construir todas estas linhas ao mesmo tempo. Nós não temos condição de gestão no Metrô para realizar isso sozinhos”, explicou.
Os projetos foram apresentados a lideranças políticas e agências governamentais francesas, como a Ubifrance, responsável pela promoção do desenvolvimento internacional de empresas francesas. Além disso, estão participando do congresso 17 empresas que vêm apresentar casos de sucesso.
Por Renato Lobo