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Pensando nos ciclistas, prefeitura de SP pode baixar velocidade dos carros para 30 km/h em bairros

bikeVisando uma convivência mais pacifica entre motoristas de carros, ciclistas e pedestres, a prefeitura estuda restringir a velocidade dos automóveis em bairros inteiros. Segundo informações da Agência Estado, as chamadas “zonas 30” serão bairros inteiros que passam a ter velocidade máxima para carros de 30 km/h. Segundo a publicação, o modelo já existe no Rio.

O secretário municipal de Transporte, Jilmar Tatto, contou que a Prefeitura quer que o projeto piloto seja adotado em um bairro que concorde voluntariamente com a medida. “Não vai adiantar impor”, alega. “Já conversamos com moradores de Moema (na zona sul), mas acho que poderia ser na Vila Madalena, na Vila Mariana, na Bela Vista, bairros assim”, afirmou.

No entanto a medida não vale em vias arteriais que cruzam essas regiões. As placas ficam nas esquinas.

Edéia nasceu na Europa

A ideia nasceu em 1993 na Europa e foi disseminada por diversos países. Só Paris, na França, tem 50 bairros “zona 30”.

O secretário Tatto não detalhou para o jornal se haverá radares fiscalizando os automóveis dentro das zonas 30. E ressaltou que ainda não há um cronograma para instalação das áreas de proteção ao ciclista. Tudo vai depender, diz ele, da escolha do bairro onde o projeto será implementado.

“É preciso ver também como vai ser a fiscalização. Todas as ruas que recebem as ciclofaixas de lazer têm o limite reduzido para 40 km/h quando as faixas estão ativas. Mas muita gente não respeita.” – diz Tatto.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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