Enorme, com cerca de 470 mil metros quadrados, e 24 quilômetros de vias com capacidade para receber até 60 trens, o pátio de manutenção e estacionamento Itaquera, o maior do Metrô de São Paulo, completou 26 anos nesta quinta-feira (7/3).
Ele fica cerca de 1,5 km da estação Corinthians-Itaquera e ao lado do futuro estádio “Itaquerão”, o pátio inaugurado em 7/3/1987 comporta as atividades de manutenção e limpeza dos trens da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), e outras manutenções de outras frotas de outras linhas exporadicamente.
Segundo o Metrô, o PIT (Pátio Itaquera) é dividido em “blocos” (administrativo, de materiais, de pessoal de operação, de oficinas, das subestações elétricas e da manutenção de trens). Possui hoje cerca de 700 empregados, incluídos os das empresas contratadas. Eles se revezam em mais de 50 atividades nos trens da frota da Linha 3-Vermelha, que vão desde a manutenção corretiva e preventiva, passando pela limpeza, até a higienização dos trens. Ao todo, são mais de 17.000 intervenções por ano, a maioria delas realizada de madrugada (da 1 às 4h), fora do horário da operação comercial.
Por dia são lavados, em média, 45 trens, totalizando 16.000 lavagens por ano. A desinsetização e higienização dos trens da Linha 3-Vermelha também são feitas nesse pátio. Ao menos um trem por dia passa por esse processo.
O pátio passou a operar com plena capacidade a partir da inauguração das estações Itaquera (atual Corinthians-Itaquera), Marechal Deodoro e Barra Funda (hoje Palmeiras-Barra Funda), em 1988, quando foi concluída a atual linha.
Por Renato Lobo, com as informações do site do Metrô