Monotrilho

Impasse entre Prefeitura e Estado pode atrasar obras de Monotrilhos em SP

Monotrilho - L15 - Prata - Imagem de Sergio MazziAs obras de duas linhas de Monotrilho podem atrasar em São Paulo, tudo por que, segundo o governo do Estado, pela lentidão da Prefeitura em desapropriar locais para as obras. De acordo com o Metrô, se 1.200 famílias não forem retiradas ainda este ano, os trabalhos correm risco de ser interrompidos a partir do segundo semestre.

Segundo a Agência Estado, tratam-se das linhas 15-Prata (da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na zona leste) e 17-Ouro (do Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, na zona sul). Os projetos somam R$ 5,5 bilhões em investimentos.

De acordo com o o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, na Linha 15 – Prata o Metrô deve honrar a promessa de entregar dez estações até o ano que vem, até o distrito Iguatemi. De lá pra frente, a obra só prossegue se houver desapropriações na Avenida Ragueb Chohfi e nas Estradas Iguatemi e dos Metalúrgicos. No local esta previsto uma obra para alargamento das vias. O Metrô quer levar o Monotrilho para Cidade Tiradentes em 2016.

“O metrô está longe daqui ainda, mas o dia em que ele chegar a via vai precisar de um canteiro central”, contou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sem dar prazos. Haddad diz que vai buscar verbas do Governo federal.

Já no caso na 17-Ouro, os empasses envolvem as duas pontas da linha O projeto esta ligado um túnel previsto ligando a Avenida Jornalista Roberto Marinho (onde já há obras do monotrilho) à Rodovia dos Imigrantes, no Jabaquara. O projeto concluído em dezembro prevê desapropriar 8 mil famílias. “Precisamos que a Prefeitura desaproprie ao menos 1.200 famílias imediatamente”, diz Fernandes. Elas estão na faixa de 20 metros de largura que são necessárias para o monotrilho.

Do outro lado, no Morumbi, a Prefeitura precisaria fazer uma continuação da recém-aberta Avenida Hebe Camargo, e um piscinão. Senão, a linha não chega à Avenida Francisco Morato.

Por Renato Lobo, com as informações da Agência Estado | Imagem de Sergio Mazzi

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Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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