É muito comum ouvir alguem dizer que vai comprar um carro por que não aguenta mais ficar horas e horas preso no ônibus. Mas, o que muita gente não leva em consideração é o preço de que se paga pela “comodidade”.
Um estudo feito em São Paulo mostra que o carro é o meio mais caro para se deslocar.
Além disso, o motorista se depara com estacionamentos lotados, enormes filas de congestionamentos. O estudo mostra que ir de taxi sai mais em conta, caso o munícipe não queira ir de transporte coletivo.
Quem esta por tras da pesquisa é Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas. Depois de realizar um estudo, o especialista concluiu que só vale a pena ter um carro em São Paulo se ele custar até 30 mil reais e se o proprietário rodar mais de 17 quilômetros por dia, tanto com gasolina, como com álcool.
Para elaborar a pesquisa, foi considerado o preço médio dos combustíveis na capital paulista: para a gasolina, foi adotado o valor de R$ 2,80, e, para o álcool, o preço de R$ 1,94. Além dos gastos para abastecer os veículos, o estudo também levou em conta as despesas com manutenção, estacionamento, seguro, IPVA e licenciamento.
Por Renato Lobo