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Custos de ônibus elétricos são 75% mais baratos que veículos a diesel, diz estudo internacional

Trólebus BRT - Imagem de Samuel TuziÔnibus com tração elétrica durante muito tempo eram vistos como veículos de manutenção mais cara, e consequentemente muitos empresários torciam e até hoje torcem o nariz para este tipo de veículo, ainda que os ônibus elétricos sejam mais sustentáveis, já que ajudam na diminuição da poluição sonora e da poluição atmosférica.

Mas, novos estudos apontam que a longo prazo a manutenção dos ônibus elétricos, sejam eles os veículos híbridos, movidos a bateria, ou até mesmo os famosos trólebus, é mais barata. Segundo publicação do Blog Ponto de Ônibus, pelo fato de os veículos usarem uma fonte de energia mais abundante em diversas regiões e terem equipamentos mais duráveis e desgastarem menos as peças, economicamente, o uso dos ônibus elétricos é vantajoso.

E estes ganhos são apontados em estudo mundial feito pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, pela Fundação Clinton para cidades sustentáveis e pela rede C 40, que é o Grupo das Cidades Líderes pelo Clima.

O estudo foi feito entre junho de 2011 e outubro de 2012 onde foram testados 16 ônibus com diferentes tecnologias em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santiago (no Chile) e Bogotá (na Colômbia). A pesquisa aponta que os ônibus com tecnologia limpa, elétricos, têm custos de operação até 75% menores que os veículos a diesel, mesmo em relação aos mais modernos.

Adalberto Maluf,  diretor da Rede C 40 no Brasil, conta que a aquisição inicial dos ônibus elétricos tem custos maiores, mas que este investimento a mais é coberto pelos gastos menores em consumo de combustível e manutenção, já que os equipamentos dos veículos elétricos tendem a se desgastar em tempo maior. Além disso, pela elevação tecnológica e aumento de escala, os ônibus elétricos têm ficado mais baratos.

Em nota a imprensa, Adalberto Maluf, disse que a partir do sexto ou do sétimo ano de uso, a compra de ônibus elétrico se torna mais barata em comparação a aquisição de um ônibus convencional, levando em consideração os custos operacionais:

“Se pensarmos em um ciclo de vida completa, os ônibus elétricos já são mais econômicos do que os ônibus a diesel. A partir do sexto ou sétimo ano de operação, os elétricos já se tornam muito mais baratos considerando todos os custos de operação. Além disso, existe um grande beneficio para a saúde pública, já que eles não emitem poluentes e também reduzem muito o barulho e desconforto dentro dos ônibus, porque, em geral, eles têm piso baixo total”, diz Adalberto.

Ônibus elétricos em BRTs

“Os corredores podem ter um lado ruim se operados (somente) com ônibus a diesel, já que podem concentrar poluentes. Por isso, o uso de tecnologias mais limpas tem o beneficio de reduzir emissões de poluentes nos corredores, além de ter um custo operacional menor por veículo se contabilizada toda sua vida útil”. – diz ainda em nota.

Por Renato Lobo | Imagem de Samuel Tuzi

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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