Internacional Mobilidade Urbana

China projeta cidade do futuro, sem carros

China projeta cidade sem carrosVocê já imaginou como sera as cidades do futuro? Os chineses já pensaram na ideia, e imaginam o local sem carro. Chamada de Great City é a nova cidade ecológica e sustentável que a China está construindo como modelo para todo o país. A ideia é provar que é possível sim combinar uma elevada densidade populacional com o respeito ao ambiente. A cidade deverá estar pronta por volta de 2021.

O projeto está sendo desenvolvido pelo escritório de arquitetura Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, dos Estados Unidos, segundo informações do site WebUrbanist. “Desenhamos uma cidade verticalizada, densa, que reconhece e aceita a paisagem envolvente”, explica Gordon Gill, um dos responsáveis pelo projeto. “A Great City vai demonstrar que a concentração populacional não tem de alienar as pessoas do ambiente”, conta, ao lembrar que a cidade terá apenas 1,3 quilômetros quadrados e população de mais de cem mil pessoas.

De acordo com os arquitetos, a distância de qualquer ponto da cidade a outro ponto será de cerca de 15 minutos a pé. Um passeio até ao centro a partir de qualquer área da Great City não demorará mais de 10 minutos, o que vai incentivar a preferência pelas caminhadas em detrimento das viagens de carro. Os automóveis deverão ser apenas a escolha de quem pretender fazer longas viagens, fora da cidade.

De acordo com as previsões, a Great City deverá usar 48% menos energia e 58% menos água do que uma cidade convencional com o mesmo número de habitantes. Também produzirá 89% menos resíduos e menos 60% de emissões de carbono, segundo os arquitetos.

Por Renato Lobo, com as informações de Menos um carro

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus