O governador Geraldo Alckmin visitou as obras do trecho leste do Rodoanel, em Ribeirão Pires, onde foi concluído um dos túneis da obra. Após operar a retroescavadeira para liberar o último trecho do túnel, Alckmin anunciou novo acesso da obra para o município. O conceito do Rodoanel é de rodovia fechada, mas determinamos que a Artesp [Agência de Transportes do Estado de São Paulo] faça estudos técnicos e orçamento para que possa ser executado. Isso deve ocorrer no menor prazo possível, disse. Segundo ele, o acesso vai beneficiar as cidades de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Suzano e Mauá, na região do grande ABC paulista.
José Carlos Brito, diretor técnico da Contern, concessionária responsável pela construção da obra, lembra que a empresa fará o aditamento do contrato para construção do acesso a Ribeirão Pires, mas ressalta que os acessos ao Rodoanel devem ser limitados. “Vamos atender ao pedido do governo, mas não pode haver vários acessos para não tirar o trânsito urbano e transferir para o Rodoanel. Nesse caso, temos na região várias empresas que precisam ter melhor logística para veículo de cargas”, diz. O acesso será feito por meio de trevo na altura da divisa dos municípios de Ribeirão Pires e Suzano e deve custar cerca de R$ 200 milhões.
A travessia de morros, como o da Pedreira Santa Clara, em Ribeirão Pires, ocorre por meio de túneis, segundo o governador, para garantir maior segurança às rodovias. “É mais caro, mas permite traçado melhor”, disse Alckmin.
O trecho leste do Rodoanel está com 81% das desapropriações concluídas e conta com 3,1 mil trabalhadores. Até junho, quando será atingido o pico da intervenção mais 2 mil trabalhadores serão contratados. A obra vai custar R$ 3,2 bilhões terá 43,4 quilômetros de extensão
Por Caio Lobo