Atendendo ordem judicial, os rodoviários colocaram em circulação neste sábado 80% da frota de ônibus do Rio de Janeiro. Segundo a secretaria municipal de transportes, em bairros como Barra e Jacarepaguá, na Zona Oeste, mais de 80% da frota de ônibus está circulando. A secretaria ressalta, no entanto, que nos fins de semana a frota colocada em circulação pelas empresas é menor do que em dias úteis. O BRT funciona normalmente, diz a secretaria.
A SuperVia colocou 44 mil lugares extras nos trens do ramal Deodoro e os trens do ramal Santa Cruz neste sábado (2) para atender a população em função da greve de rodoviários no município do Rio de Janeiro.
Já o MetrôRio informou que avalia a demanda para determinar se o horário de funcionamento das composições permanecerá estendido devido à greve. O metrô circulou até a 1h deste sábado devido à falta de ônibus. Segundo informou, a empresa está trabalhando no plano de contingência operacional para garantir a chegada ao trabalho de funcionários que têm funções estratégicas como condutores, bilheteiros e agentes de segurança.
A concessionária informou ainda que todos os funcionários da área operacional estão trabalhando ou de prontidão. A empresa ressalta que enquanto durar a greve os ônibus do metrô de superfície não funcionarão.
Por Caio Lobo