O trem regional que deve ligar a capital paulista à cidade de Sorocaba só deve estar pronto em 2019. Isso porque no último dia 24 o Governo publicou edital de chamamento público para empresas interessadas mostrarem estudo de viabilidade de PPP para o projeto.
O projeto todo de trens regionais é de 431 km, sendo 93 entre São Paulo e Sorocaba. A velocidade média do trem deverá ser de 120 km/h.
Em Sorocaba, estão previstas duas estações, sendo uma na antiga estação da EFS (Estrada de Ferro Sorocabana) e a outra no bairro de Brigadeiro Tobias para atender passageiros que vem de outras cidades.
O trem deverá ter capacidade para 600 pessoas sentadas e o trajeto deve ser percorrido em 40 minutos.
De acordo com o chamamento publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o pedido de autorização para a realização dos estudos deve ser feito no prazo de 15 dias e o prazo para a preparação será de 180 dias.
Os estudos envolvem: projeto de engenharia; demanda; análise de viabilidade econômico-financeira; análise dos aspectos operacionais; análise dos aspectos jurídicos institucionais; modelo de remuneração da concessionária.
Segundo o chamamento publicado, o aproveitamento dos estudos não obriga ao poder público contratar o objeto do projeto de PPP. No caso de aproveitamento do material, a empresa responsável pelos levantamentos será remunerada.
Por Caio Lobo