Assim como trens intercidades da Europa, a nova linha ferroviária que o Governo de SP promete, pode ter cobrança de tarifa diferenciada de acordo com a distância percorrida. O trem regional deve incorporar o expresso ABC.
Ainda será definido o método para segmentar a tarifação: “Na Europa, você está sentado e o funcionário vai passando com a maquininha para verificar se o seu tíquete é correspondente à distância percorrida”, exemplificou o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes em entrevista ao jornal “Diário do Grande ABC”
Também não foi definido o valor da tarifa cheia entre São Paulo e Santos. Mas a passagem será competitiva com as tarifas rodoviárias – em torno de R$ 20.
Se tudo correr dentro da normalidade, o estado espera iniciar as obras no trecho do Grande ABC, com 25,4 quilômetros em 2014, com previsão de entrega para 2016. No mesmo ano, será iniciada a extensão de 50 quilômetros da ferrovia até Santos, que deve ficar pronta só em 2019.
A previsão é de que toda a malha seja concluída em 2020. O segmento dos trilhos na região tem demanda inicial estimada de 330 mil passageiros ao dia.
Por Renato Lobo | Imagem extraída do “Blog do Ralph Giesbrecht“