Mobilidade Urbana

SuperVia e Bombardier testam novo sistema de sinalização

A SuperVia iniciou a fase de testes do seu novo sistema de sinalização. A Bombardier será a responsável pela implantação. O sistema, como o CBTC da linha 2 do Metrô de São Paulo, pretende diminuir o tempo entre trens dos ramais cariocas. Com o novo sistema será possível oferecer aos passageiros trens a cada 3 minutos no ramal entre as estações Central do Brasil e Deodoro.

O novo sistema de proteção (ATP), conhecido por BOMBARDIER INTERFLO 250 ERTMS de nível 1, o padrão europeu de gerenciamento de tráfego ferroviário, permite gerir automaticamente o intervalo de segurança entre trens e eliminar a falha humana, uma vez que, caso o maquinista ignore uma instrução de parada, dada por um sinal vermelho, ou de redução de velocidade, o sistema atua, frenando automaticamente o trem.

“O ATP regula a velocidade do trem e reforça a segurança da circulação, calculando a distância necessária para que as paradas sejam feitas de forma adequada e respeitando os sinais da via férrea. A sinalização atual é segura, mas pretendemos revitalizar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro com esse avanço na sinalização. Desta forma, conseguiremos dobrar a capacidade de trens ofertados por ramal e diminuiremos gradativamente o tempo de espera nas plataformas, até chegar à metade do intervalo praticado atualmente”, explica João Gouveia, diretor de Operações da SuperVia.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus