O grupo de hackers Anonymous invadiu o site da CPTM na ultimo domingo (10). O internauta que tentava acessar as notícias em destaque no site era direcionado a uma página com a mensagem “[*] Seu sistema foi invadido por ANONYMOUS SP#. Clique aqui para continuar…”. Ao clicar na mensagem é exibido um texto do grupo em protesto contra a qualidade do transporte público em São Paulo.
Na mensagem, o grupo ameaça invadir sistemas de transportes. “Preparem-se, caso aumentem a passagem e não virmos melhorias no transporte, o sistema eletrônico de transporte ruirá no fracasso e os senhores perderão tempo e dinheiro”, diz o grupo.
De acordo com o portal G1, a CPTM informou, por meio de seu serviço de atendimento ao usuário, que o problema foi “encaminhado ao setor responsável e eles estão verificando”.
Por volta das 20h deste domingo, a CPTM informou ter retirado a área de “Últimas Noticias“ de seu site “devido a uma invasão de hackers” e que técnicos da área de tecnologia já estavam trabalhando para normalizar a página.
“A CPTM lamenta que a ação de pessoas mal-intencionadas possa ter prejudicado os usuários que tenham acessado o seu site”, conclui o órgão em comunicado por e-mail.
O Anonymous
Atualmente, um movimento de hackers tem se manifestado mundialmente em prol de causas que beneficiam a sociedade, sem medo de peitar o FBI ou qualquer governo. Assim é o Anonymous, que ganhou ainda mais destaque dentro (e fora) da web após os protestos contra o fechamento do Megaupload em janeiro de 2012.
O grupo surgiu em 2003 em fóruns e sites de compartilhamento de imagem, como o 4Chan. Seu nome faz referência à cultura de internet, principalmente a sites que permitem publicações de usuários.
Por Renato Lobo