Atualizado às 17h45
Após toda polemica da mudança do terminal dos trens da Linha 10 – Turquesa para a estação Brás, o governo volta a dizer que estuda formas do ponto final do ramal voltar para a Luz. Segundo informações, existem estudos para a mudança, uma vez que o Expresso ABC, trem paralelo à Linha 10 que ligará Mauá ao Centro da Capital, sofreu atrasos.
De acordo com informações do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em entrevista ao Diário do Grande ABC, para que a Luz volte a atender o itinerário, será preciso estender a linha 11 – coral, o Expresso Leste, até a estação barra Funda: “Estamos colocando equipamentos de via entre a Luz e a Barra Funda para que isso seja possível”, explica o secretário.
Fernandes disse ao jornal que a revisão dos itinerários depende também da chegada dos novos trens à CPTM. A companhia realiza licitação para compra de 65 composições. Depois que o contrato for assinado, a empresa vencedora terá 18 meses para fornecer os trens, de forma gradativa. Entretanto esta licitação já foi postergada diversas vezes.
O que Fernandes não falou, mas que possivelmente acontecerá, é uma mudança na Linha 7 – Rubi, sendo encurtada da Luz para a Barra Funda ou para uma nova estação no Bom Retiro, abrindo caminho para a passagem da Linha 10 pela Luz.
Por Renato Lobo