Os novos corredores de ônibus dividirão suas faixas com ciclovias. Porem estas ciclovias não serão no canteiro central e sim, perto das calçadas. O secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, que os postes devem ser removidos e enterrados para dar espaço para as ciclovias.
“Visualmente, não é legal você ter ciclovia no canteiro central. Então, em princípio, estamos descartando. Pode, eventualmente, ter em alguns casos. Há uma determinação do prefeito para, onde der, enterrar a fiação, consertar a calçada e fazer essa integração com as bicicletas”, afirmou Tatto.
Para a cicloativista Aline Cavalcante, é preferível que as ciclovias fiquem à direita pois a velocidade dos carros é menor e não há necessidade de atravessar o canteiro para chegar à ciclovia.
Tatto também confirmou que a Radial Leste, que terá um corredor de ônibus, ganhará uma ciclovia. Só não está claro se ela incorporará a ciclovia já existente construída pelo Metrô. A obra desse corredor está atrasada devido á um questionamento da justiça porém Tatto afirma que ela começará em março.
Por Caio Lobo