SPTrans

Jilmar Tatto quer mudanças em sistema de ônibus em SP

Foi realizada nesta manhã de sexta feira, dia 01 de fevereiro, uma audiência pública para tratar da licitação das linhas de ônibus municipais que deve ser feita já que grande parte dos contratos com os consórcios terminam neste ano.

Segundo a apresentação do secretário de Transportes, Jilmar Tatto, a nova licitação prevê modificações para os serviços na Capital Paulista:

– Redução de sobreposições de linhas nos corredores estruturais de transportes;
– Redução no número de linhas que vão para o centro da cidade;
– Criação de linhas perimetrais, que ligam bairros e regiões, sem necessidade de passar pelo centro de São Paulo;

Segundo dados da SPTrans, a cidade de São Paulo conta com uma frota de 14 mil 972 ônibus, que servem 1331 linhas, das quais, 849 em regime de concessão e 482 de permissão. Em 2012, foram transportados 2 bilhões 915 milhões 095 mil 738 usuários. A cidade deve continuar a ser dividida pelos lotes operacionais atuais.

O secretário afirmou que o modelo proposto de licitação vai diminuir o número de veículo, mas aumentar a capacidade do atendimento, com a maior racionalização do sistema. O secretário também prometeu aumentar a velocidade operacional nas faixas exclusivas. Hoje a máxima é de 25 km/h, mas em alguns casos, não ultrapassa de 12km/h.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus