EMTU VLT

Governo começa prospecção arqueológica no 1º trecho do VLT de Santos

Antes do início das obras do VLT da Baixada Santista, começara hoje uma prospecção arqueológica pelo traçado da primeira fase da linha (Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no dia 04 de março.

O procedimento faz parte do processo de licenciamento ambiental e só começa a partir da outorga para execução dos serviços, já concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (IPHAN). Ao final da prospecção, cabe também ao IPHAN aprovar os trabalhos. A aprovação será encaminhada à Cetesb para concessão da Licença de Instalação (LI) e início das obras.

Dois arqueólogos vão supervisionar as sondagens, a serem realizadas em 450 pontos localizados a cada 25 m na faixa de implantação. Caso sejam encontrados vestígios arqueológicos, o material será resgatado, analisado e encaminhado a estabelecimentos especializados em conservação.

A assinatura do contrato de execução e a emissão de Ordem de Início das obras do Lote 1, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, está previsto para março de 2013, com previsão de conclusão do trecho em março de 2014. O Lote 2 – Conselheiro Nébias – Valongo – tem previsão de início de obras em junho de 2013 e conclusão em julho de 2014. O primeiro VLT está previsto para começar a circular, em fase de testes, a partir de maio de 2014.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus