Antes do início das obras do VLT da Baixada Santista, começara hoje uma prospecção arqueológica pelo traçado da primeira fase da linha (Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no dia 04 de março.
O procedimento faz parte do processo de licenciamento ambiental e só começa a partir da outorga para execução dos serviços, já concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (IPHAN). Ao final da prospecção, cabe também ao IPHAN aprovar os trabalhos. A aprovação será encaminhada à Cetesb para concessão da Licença de Instalação (LI) e início das obras.
Dois arqueólogos vão supervisionar as sondagens, a serem realizadas em 450 pontos localizados a cada 25 m na faixa de implantação. Caso sejam encontrados vestígios arqueológicos, o material será resgatado, analisado e encaminhado a estabelecimentos especializados em conservação.
A assinatura do contrato de execução e a emissão de Ordem de Início das obras do Lote 1, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, está previsto para março de 2013, com previsão de conclusão do trecho em março de 2014. O Lote 2 – Conselheiro Nébias – Valongo – tem previsão de início de obras em junho de 2013 e conclusão em julho de 2014. O primeiro VLT está previsto para começar a circular, em fase de testes, a partir de maio de 2014.
Por Caio Lobo