Mobilidade Urbana

Fechamento das estações do Metrô Rio deve provocar transtornos no trânsito

Conforme noticiamos ontem (relembre aqui), o Governo do Rio de Janeiro fechará 2 estações do Metrô Rio para dar continuidade das obras de expansão da linha 4.

Para tentar evitar maiores transtornos, a concessionária informou que a linha Metrô na Superfície, que hoje sai da Praça General Osório rumo à Gávea, e a linha 525 (Barra Expresso) partirão da Estação Siqueira Campos. Ainda segundo a concessionária, o Metrô na Superfície terá reforço de apenas dois ônibus (de 15 para 17), mas poderá ser aumentado de acordo com a demanda.

Mas o impacto no trânsito da Zona Sul já deve ser sentido a partir da segunda-feira, primeiro dia útil após a mudança. Segundo a prefeitura, a expectativa é que a frota de ônibus municipais tenha capacidade para absorver os 45 mil passageiros que ficarão órfãos do metrô.

Por conta da transferência dos ônibus, a ciclovia da Rua Figueiredo Magalhães, entre as ruas Tonelero e Capelão Álvares da Silva, passará do lado direito para o lado esquerdo. Essa mudança permitirá, a partir de sábado, o desembarque dos ônibus do lado direito da rua.

Segundo o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, o fechamento da General Osório permitirá a construção de uma nova plataforma, o que aumentará a capacidade da estação e garantirá a conexão entre as linhas 1 e 4 (Jardim Oceânico-Ipanema) sem que seja feita a troca de trens.

A estação Cantagalo será reaberta, em março, com um trem fazendo o trajeto Cantagalo-Siqueira Campos–Cantagalo. Com isso, os passageiros terão de desembarcar em Siqueira Campos e pegar outro trem para seguir viagem rumo ao Centro. Essa operação será mantida até a conclusão das obras.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus