Conforme informamos ontem (22), o Bilhete Único Mensal deve ser lançado no segundo semestre deste ano e o cadastramento para os interessados deve começar em abril (relembre aqui).
Ainda na data de ontem, após reunião entre Fernando Hadadd e Geraldo Alckmin, o secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, afirmou que que a ideia é lançar o bilhete único mensal já integrado com a CPTM e o Metrô, mas ainda está em negociação com o Estado.
O cadastramento, segundo Tatto, servirá para evitar fraudes já que o bilhete poderá ser usado infinitas vezes no mês. O novo sistema terá como marca a biometria, onde o usuário, após passar o bilhete único na catraca, deverá marcar sua digital para validar a passagem. Com isto, todos os validadores terão que ser trocados.
Por isso que o sistema só começara a funcionar no segundo semestre, após a nova licitação dos ônibus. No contrato, as empresas terão que trocar os validadores.
Tatto vai mais longe com o Bilhete Único e vê no futuro ele podendo ser utilizado para aluguéis de bicicleta e Zona Azul.
A tarifa do Bilhete Mensal, somente com ônibus será de R$ 140,00 por mês. Tatto sinaliza que caso a parceria com o Metrô e CPTM vingue, a tarifa mensal será por volta de R$ 280,00.
Por Caio Lobo