CPTM

Rumor: Linha 7 da CPTM terá composições antigas substituídas por trens mais novos da série 3000

Segundo rumores que circulam em fóruns de discussões, a Linha 7 – Rubi da CPTM receberá um reforço de 5 trens da série 3000. Com isto as antigas composições da série 1100 fabricados nos anos 50 deverão deixar de operar no trecho entre a estação Luz e Francisco Morato do ramal. Caso o boato se torne realidade, a linha 7 será servida além destes 5 trens, sendo que 4 ficam a disposição da operação e mais um para manutenção periódica com as outras 5 composições da série 7000 além dos outros 10 trens da série 1700.

Ainda que não exista nada de oficial, os trens da série 3000 foram vistos em testes em diversos pontos da linha 7.

O ramal com mais de 60 km de extensão que liga o centro até o cidade de Jundiaí é a linha que opera com o maior número de trens antigos. Em 2008 quando foram anunciadas 48 novos trens da CPTM da série 7000, 20 composições foram prometidas para a linha Rubi. No entanto, com a explosão de demanda da Linha 9 – Esmeralda e reforço em outras linhas, como no expresso leste, a CPTM remanejou os novos trens para melhor atender a demanda.

Os trens desta série foram adquiridos em 2000 e possuem ar refrigerado. Durantes anos prestaram serviços na Linha 9 – Esmeralda.

Por Renato Lobo | Imagem de Diego Silva (Blog CPTM em Foco)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus