CPTM EMTU Metrô SP SPTrans

Prefeitura de SP e Governo do Estado aumentarão tarifas do transporte escalonadamente e Secretários falam sobre o Bilhete Único Mensal

Na reunião de hoje entre Fernando Haddad e Geraldo Alckmin, outro assunto abordado foi o aumento da tarifas do transporte. Ficou acordado que o aumento será escalonado para impactar o menos possível a inflação.

O Governo do Estado de São Paulo aumentará as tarifas do Metrô, CPTM e EMTU em abril. O reajuste do transporte estadual (metrô, CPTM, EMTU) equivale a 0,426 ponto porcentual na inflação. A Prefeitura não soube informar o impacto do aumento dos ônibus municipais na inflação, mas crê que deve ser entorno de 1% devido não haver reajustes a 2 anos.

O secretário dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou que houve entendimento para que o reajuste seja diluído para não impactar tanto a inflação. Já Jilmar Tatto, secretário municipal dos transportes, afirmou que o reajuste de junho deve obedecer a inflação acumulada em quase dois anos que não houve mudança no preço das passagens.

Os dois secretários participaram da reunião de Haddad e Alckmin. No setor dos transportes, foi definida uma parceria para a ampliação do bilhete único mensal, ainda em estudo pela Prefeitura, para o metrô e para a CPTM. De acordo com Fernandes, o governo paulista aceita a proposta da Prefeitura, mas precisa discutir ainda questões técnicas e financeiras para a integração do sistema. “Mas como isso deve ocorrer no segundo semestre, ainda vamos trabalhar com calma”, afirmou.

Ainda sobre o bilhete único, Tatto afirmou que começara em abril o cadastramento para os interessados no Bilhete Único Mensal, que deve começar a funcionar no segundo semestre.

Jilmar Tatto afirmou também que está estudando como fazer a integração do bilhete único com o sistema bancário, para que o bilhete possa ser carregado pelo cartão bancário.

Entre outras mudanças anunciadas, também está a criação do sistema de biometria nos cartões do Bilhete Único. Segundo Tatto, a população terá de utilizar o cartão e a impressão digital como forma de evitar fraudes.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus