Muitas cidades Brasileiras dispensaram os cobradores de ônibus sobre o pretexto da ociosidade da função. Porem quase sempre a tarefa cai por cima do motorista, que precisa receber a passagem, e consequentemente atrasa a viagem.
A cidade de Santos quer acabar com a dupla função de motorista, e a partir do dia 23 de abril, usuários de ônibus de Santos só vão poder pagar as passagens por meio de cartão eletrônico. Não será possível mais pagamento em dinheiro.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou a medida nesta quarta-feira (23), e contou em entrevista à TV Tribuna de que o número de postos de vendas de cartão de transporte será ampliado:
“Hoje, além de dirigir, eles (motoristas) exercem papel de cobradores. Para isso, a concessionária vai ampliar o número de postos de vendas em toda cidade. Hoje são 32 postos. Até 30 de março serão mais de 100 postos”, disse o prefeito.
A Viação Piracicabana, que opera os transportes municipais de Santos, vai vender créditos de passagens pela internet, que começa a funcionar já em fevereiro. Mas o objetivo, segundo o prefeito, é criar um ponto de venda ao menos em cada bairro de Santos.
Por Renato Lobo | Imagem de Rogério Bonfim