Metrô SP

Obras da Linha 6 – Laranja do Metrô de SP ficam para 2014

Prevista para ter as obras iniciadas em 2012, depois com prazo adiado para 2013, a nova linha 6 – Laranja deve ter inicio da sua construção apenas em 2014. Nesta terça feira a linha ganhou sua primeira licença ambiental.

Conforme postamos aqui no blog, o vice-governador Guilherme Afif Domingos viajou a Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair investidores (relembre aqui). A linha 6 será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), onde as empresas são pagas diretamente pelo governo para construir a linha, e obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço, ficando com parte do dinheiro pago pelos usuários na tarifa.

Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, à futura estação Brasilândia, passando por bairros como Sumaré e Higienópolis. Serão 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. 29 trens irão operar nesta primeira fase.

Depois de construída, o ramal será estendido a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando pelos bairros da Mooca, Tatuapé, Vila Formosa até a Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus