Conforme o Caio postou hoje aqui no Via Trolebus, o governador Geraldo Alckmin vistoriou as obras da Linha 5 – Lilás, mais precisamente as instalações do futuro Pátio Guido Caloi, o famoso oba oba de autoridades.
A novidade anunciada por Alckmin é que, a para a construção dos túneis da expansão da Linha 5-Lilás, serão utilizados três tuneladoras shield (equipamentos construtores de túnel popularmente conhecidos como “tatuzões”). Segundo o governador, será a primeira vez na história do Metrô de São Paulo que serão operados três equipamentos deste porte ao mesmo tempo. Já éra tempo!
De acordo com o site do Metrô, o futuro pátio vai ter oficinas dos trens, sistemas eletromecânicos e áreas administrativas, que estarão divididas em 28 blocos. Também terá uma alça de acesso, 5.650 metros de vias e capacidade para estacionar 26 trens, podendo receber futuramente mais 24 composições. O patio realmente é gigantesco: A área total do pátio é superior a 176 mil m2 (o equivalente à área de 25 campos oficiais de futebol, 65x108m).
A previsão é que o novo pátio seja entregue em 2015 e o valor total da obra é de cerca de R$ 297 milhões. Até o momento, já foram realizados 95% do total do terraplenagem necessária para a instalação do pátio e, em paralelo, ocorre a preparação do terreno para dar início às fundações de mais três blocos. O total da área a ser edificada será de 43 mil m².
A Linha 5-Lilás esta sendo expandida entre o Largo Treze, em Santo Amaro a Chácara Klabin, com acréscimos de 11,5 km e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). A previsão de demanda diária de passageiros para a linha completa (Capão Redondo-Chácara Klabin) é de cerca de 771 mil.
Por Renato Lobo