Mobilidade Urbana

Moradores de São Caetano do Sul vão as ruas protestar contra aumento na tarifa dos ônibus

Continua a onda de protestos contra o aumento na passagem de ônibus. Desta vez, moradores de São Caetano vão reivindicar seus direitos. O movimento esta sendo organizado via Facebook. Leia na íntegra o protesto:

Todo início de ano é a mesma coisa: a população é presenteada com o aumento da passagem de ônibus em quase todas as cidades do país. Em São Caetano não foi diferente, com um aumento de 20% (!!!) (o + alto da região) a passagem passou para 3,30, MUITO acima da inflação e do reajuste do salário mínimo.

Se já era caro porque aumentou?
Porque 3,30 numa cidade de 15km²?
Porque estudantes (dos 6 aos 16 anos) pagam pra estudar se não devem trabalhar?
Sequer há integração tarifária e as linhas não contemplam com o acesso a todos os bairros.

Com tarifas abusivas perdemos o direito ao transporte público, também tornando mais inacessíveis hospitais, escolas , empregos, parques..
A passagem com valor abusivo torna o transporte público excludente, obrigando quem não pode pagar a ir a pé ou estimulando o uso de transporte privado automotivo, poluente e congestionador (vulgo carro) numa cidade pequeníssima.

Concentração A PARITR DAS 16H, SAÍDA ÀS 18H DO TERMINAL. (chegue no horário que puder)

PELO QUE LUTAMOS?
– Pela revogação do aumento da tarifa e convocação de uma Audiência Pública;
– transparência e participação pública nas decisões de mobilidade urbana;
– passe livre para estudantes e desempregados;
– integração tarifária intra e intermunicipal;
– real acesso à cidade e ao transporte público de qualidade;
– mobilização e união da luta no Grande ABC.

Em São Bernardo, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, a população já foi às ruas para mostrar que NÃO aceitam o aumento. Em Taboão da Serra o povo mobilizado já barrou o aumento. São Caetano do Sul precisa sair do conformismo e ir para as ruas contra o aumento mais alto do Brasil!

A idéia é aproveitar os horários onde há pessoas passando pelo centro da cidade, e também o horário onde as autoridades estão trabalhando. De final de semana ou à noite não seria possível aproveitar o fluxo, chamar atenção, mobilizar mais gente, etc. A concentração é A PARTIR DAS 16h. Se até as 18h termos um número suficiente de pessoas vamos ocupar as ruas. Portanto, se puder chegar só depois venha assim mesmo. E se precisar falte no trabalho e diga ao chefe o bom motivo por ter faltado.

Comitê Unificado Contra o Aumento da Passagem no ABC:
http://www.facebook.com/groups/comiteabc
http://www.facebook.com/comiteunificadoabc

Evento permanente das ações:
http://www.facebook.com/events/576734775675310/?ref=ts&fref=ts

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus