Mobilidade Urbana

Empresa retira ônibus de circulação em Mauá após decisão judicial

O Clima esquentou na cidade de Mauá entre as empresas que operam o sistema de ônibus. Tudo por que os coletivos da Viação Estrela de Mauá, cuja operação foi suspensa pela juíza Fernanda Salvador Veiga, da Terceira Vara Cível de Mauá, na Grande São Paulo, pararam de circular na cidade por volta das 07h30 da manhã desta quinta-feira, dia 10 de janeiro de 2013.

Entretanto, os veículos não estavam obedecendo a determinação judicial, conforme publicação do “Blog Ponto de Onibus“:

No despacho da juíza Fernanda Salvador Veiga, do dia 08 de janeiro, é determinado o fim das operações da empresa: “sejam intimadas as autoridades coatoras, ou seja, o Prefeito Municipal de Mauá e o Secretário de Mobilidade Urbana para que, IMEDIATAMENTE, interrompam a execução do aludido contrato emergencial formando com a Viação Estrela de Mauá Ltda…”

No dia 27 de dezembro, no final da administração do ex prefeito Oswaldo Dias, e do ex secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, foi assinado um contrato emergencial com Viação Estrela de Mauá para operar junto com a Leblon Transporte, empresa considerada vencedora da licitação dos transportes, em 2010, pela Prefeitura de Mauá e pelo poder judiciário.

A retirada dos ônibus cumpre a determinação judicial. A Guarda Civil Municipal de Mauá, técnicos do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana e a Polícia Militar acompanharam a movimentação que não registrou incidentes.

A disputa judicial entre Leblon e Estrela de Mauá pelo lote 02 vem desde 2008. Em 2010, a Leblon foi declarada vencedora da licitação. A Viação Estrela entrou com vários recursos jurídicos e perdeu em várias instâncias.

Por Renato Lobo | Imagem de Adamo Bazani

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus