É comum ver motoristas de ônibus dirigindo e falando no celular ao mesmo tempo. Tanto que cresceu o número dos operadores que foram multados pela prática em 2011. De acordo com levantamento feito pela SPTrans, tais infrações cresceram 29,25% em relação a 2011. Esse é o tipo de multa relativa ao Código de Trânsito Brasileiro mais aplicado no transporte público municipal.
No ano passado, a fiscalização da São Paulo Transportes aplicou 10.095 multas devido ao uso dos aparelhos ao volante. Uma média de 27 motoristas flagrados por dia. Cada operador que é multado tem que pagar uma quantia de R$ 180.
Não cumprimento de partidas
Outra infração, que atinge mais diretamente o passageiro, é o não cumprimento de partidas, ou seja, menos veículos nas ruas. No ano passado foram 39.148 autuações –1% a mais em relação a 2011.
O Sindmotoristas (sindicato dos motoristas e cobradores) afirma que os orienta os trabalhadores a não usar o celular enquanto conduzem os veículos. Já a SP-Urbanuss (representante das empresas) afirma que as concessionárias oferecem cursos de reciclagem. Sobre os atrasos, a entidade argumenta que “muitas linhas apresentam características específicas, com diversas interferências na operação”.
Por Renato Lobo | Imagem de Rahel Patrasso/Folhapress