CPTM Trens Regionais

Trem regional entre SP e Sorocaba pode sair de Pinheiros e ter partidas de 3 em 3 minutos, diz CPTM

A CPTM não decidiu exatamente onde será a parada do trem regional que vai ligar a cidade de Sorocaba até a capital paulista. As duas alternativas são a Estação Água Branca ou a estação Pinheiros.

Trata-se de uma linha que, segundo a companhia deve começar a operar em 2017 ligando Sorocaba, passando pela capital e vai até São José dos Campos, no Vale do Paraíba, de onde pode ser estendido até a cidade de Campos do Jordão. Só faltou a CPTM dizer como será o traçado na capital, caso escolham Pinheiros. A linha fará uma única parada durante o percurso, na estação de São Roque, para atender passageiros da região. A viagem de Sorocaba à capital deve durar 47 minutos, incluindo a parada.

O ramal deve acompanhar apenas em parte o eixo da ferrovia atual, administrada pela America Latina Logística (ALL) e utilizada para transporte de cargas. Devido a velocidade dos trens, o traçado eliminará curvas e seguirá em parte a rodovia Castelo Branco. As composições terão capacidade de 300 a 900 passageiros e sairão, inicialmente, em intervalos de 15 minutos. Em horários de pico, a linha comportará trens saindo a cada três minutos. A CPTM prevê investimentos de R$ 4 bilhões e a obra será feita através de parceria Público-Privada (PPP).

Outras linhas

O governo paulista quer construir 436 km de linhas para trens regionais, sendo em dois eixos principais. Um deles é esta linha descrita acima. A outra sai de Americana, passa por Campinas e Jundiaí e chega à capital, de onde segue pela região do ABC até a Baixada Santista. O trecho entre Campinas e a capital deve ficar pronto até 2016.

Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus