Lançada hoje a Linha 13- Jade da CPTM, o governo do estado já faz algumas previsões na operação deste novo ramal ferroviário:
A passagem custará R$ 3, o mesmo do resto do sistema e a previsão é que a primeira fase seja atendida por oito composições, com intervalo de três minutos entre eles. De acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a ligação até o Tatuapé, que hoje é feita em 40 minutos de ônibus, quando não há problemas com trânsito, poderá ser feita em 28 minutos.
O projeto original prevê a saída do trem de Guarulhos pela estação Brás, no entanto sabe-se que o ramal deve partir da estação Engenhiro Goulart, sem nenhuma previsão completa do passageiro poder ir do centro da capital até o aeroporto sem ter que baldear para a linha 12 – Safira.
Trem Urbano para Aeroporto
O foco de atendimento da linha foi alterado, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o trem será feito “pensando no passageiro do aeroporto”. “Teremos um trem com corredor contínuo, com espaço mais largo próximo das portas, para que as pessoas entrem com suas malas e prevemos bagageiros em todos os vagões”, disse em cerimônia, realizada hoje no aeroporto. Na terça-feira, Fernandes havia dito durante um seminário que o trem seria “suburbano” com características para transporte de “massa” e “poderia ter bagageiros nos dois últimos vagões”.
Além do espaço para bagagens, Fernandes afirmou que haverá negociação com as companhias aéreas para instalar totens de check-in nas estações de passagem do trem. Além da Engenheiro Goulart e da estação do aeroporto, a linha chamada de 13-Jade terá parada no bairro do Cecap, em Guarulhos, onde terá ligação com a rodoviária da cidade e acesso ao complexo hospitalar.
Bairro São João
A linha 13 – Jade poderá ser estendida até o bairro São João, um dos mais populosos de Guarulhos e que está localizado atrás do aeroporto. “Ainda não temos prazo, mas queremos começar a fazer o projeto funcional”, disse o secretário.
Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza