O Governo de São Paulo quer o VLT em pleno funcionamento na cidade de Santos em maio de 2014. De acordo com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o edital para execução das obras será publicado ainda neste ano e a construção do VLT deve ter início no começo de 2013.
O anúncio foi feito durante a apresentação da compra de 22 trens que farão o trajeto, ligando as cidades de Santos e São Vicente. O primeiro trecho terá 11 km de extensão, ligando o terminal Porto, em Santos, ao terminal Barreiros, em São Vicente. Alckmin não adiantou quanto será o valor das tarifas.
Os veículos
Cada trem tem sete carros com 2,65 metros de largura, 44 metros de comprimento e capacidade para levar 400 passageiros. Os veículos também são equipados com ar-condicionado.
Segundo estimativas da EMTU, o VLT deverá transportar cerca de 70 mil usuários por dia. Considerando o sistema integrado entre ônibus e veículos leves, o número chega a 220 mil passageiros por dia.
A obra nem esta pronta, e já fala-se em expansão, como até a cidade de Praia Grande e outra até o terminal Valongo, em Santos. Segundo o governo, quando finalizada, a linha terá 17 km de extensão. O trecho poderá ser percorrido em 30 minutos, o que representa redução de 33% no tempo de viagem feito por automóvel.
Por Renato Lobo