EMTU

Consórcio de empresas quer construir corredor de ônibus a hidrogênio na região de Alphaville

A região de Alphaville pode ganhar um novo corredor de ônibus, e segundo o próprio governo, com veículos movidos a hidrogênio. A noticia foi divulgada no site da EMTU, onde é descrita que as empresas Promon Engenharia Ltda., Ballard Power Systems, Linde Gases Ltda. juntamente com a encarroçadora CAIO Induscar Indústria e Comércio, mostraram interesse para contrução do corredor nestes moldes ao Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo. Tratam-se ainda de estudos para Implantação de Corredor Trecho Antônio João – Alphaville – Santana do Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo. O trecho faz parte do futuro Corredor Alphaville – Cajamar.

De acordo com o documento das empresas, haverão estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como o desenvolvimento de modelos de concessão (Parceria Público Privada, administrativa, patrocinada ou comum) visando à construção, operação e realização de investimentos necessários para implementação deste Corredor de Ônibus, que será do tipo BRT com operação de veículos totalmente sustentáveis ambientalmente, sem emissão de poluentes.

De acordo com Ivan Carlos Regina, gerente de planejamento da EMTU/SP, “é a primeira vez que o governo do Estado de São Paulo recebe este tipo de Manifestação para construção de corredores de ônibus, criando a expectativa de um modelo de negócio entre o setor publico e o privado que, além de inédito, pode agilizar a construção da obra e elevar o nível de qualidade do transporte na região oeste de São Paulo”.

Prazos para obras? Sem previsões…

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus