Mobilidade Urbana

6 meses após a inauguração, BRT Transoeste já está saturado

Inaugurado no meio do ano, o primeiro BRT do Rio de Janeiro já está operando no limite. Nos horários de pico, os ônibus estão sempre lotados.

O sistema conta com 91 ônibus que fazem a ligação da Barra da Tijuca á Santa Cruz. A prefeitura pretende pôr mais ônibus circulando do Recreio à Santa Cruz para tentar amenizar a situação.

Em junho, quando foi inaugurado, o BRT transportou 144.643 passageiros. A partir daí, este número só aumentou, atingindo 1.496.601 passageiros em novembro. Outro problema deste BRT são os constantes acidentes. Ontem à tarde (23), duas pessoas ficaram feridas na Av. das Américas. Desde o início da operação, 5 pessoas já morreram em acidentes no BRT.

Semelhança

Este caso do BRT nos lembra, em muito, a linha 4-amarela do Metrô. Em menos de 1 ano da inauguração, ela já operava acima do limite. Como as cidades brasileiras possui um grande déficit em mobilidade urbana, é comum que quando algo é inaugurado (que é raro) aconteça isso.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus